Titulo

Titulo

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"CELEM desperta interesse cultural"

.

              “O CELEM é um bem oferecido à comunidade  mas  que nem todos conhecem ou sentiram-se motivados a fazê-lo”, segundo o professor  Alberto Barroso Soares.
                 Alberto afirma que nunca teve interesse em aprender outros idiomas, no entanto, a partir do trabalho  de Língua Portuguesa "Memória Histórica da Família"desenvolvido no “Colégio Estadual Vicente Rijo” pela filha Elizangela, onde teve participação especial em contato com a cultura italiana, sentiu-se motivado a estudar a língua. O professor voltou a ser aluno e colega de turma de sua filha, frequentando por um período de dois anos o curso de língua italiana  oferecido pelo CELEM do “Colégio Estadual Marcelino Champagnat” de Londrina.
                 Hoje dominam não só a língua como também adquiriram uma boa base na cultura, história e literatura. “Graças ao amor e ao profissionalismo com que a professora Doroty  Fraccalvieri dedica aos alunos do CELEM, ressalta o professor Alberto.
                 Com o encerramento do curso, continuam encontrando-se em reuniões periódicas, correspondendo-se com amigos italianos e em abril visitaram a Itália, onde Elizangela permanece para o aprimoramento da língua.

O que é o CELEM

                  O Centro de Estudos de Línguas Estrangeiras Modernas – CELEM, criado pela resolução 3546 86 tem a finalidade de desenvolver cursos de língua e cultura alemã, francesa, hispânica, inglesa e italiana, visando estimular e facilitar a inclusão dessas línguas nos currículos do Sistema Educacional do Estado.
                 A duração do curso é de dois anos e podem participar os alunos da rede estadual que estejam matriculados no mínimo na 5ª série do primeiro grau, como atividade extracurricular.
São fornecidos certificados reconhecidos pela Secretaria de Estado da Educação aos alunos que concluírem o curso, com aproveitamento e frequência.

Colégios que ofertam o CELEM:
Colégio Vicente Rijo: espanhol, francês e japonês.
Colégio Marcelino Champagnat: espanhol, japonês, francês, italiano e alemão.
Escola Leopoldino Ferreira (Cambé): espanhol.
Unidade Polo (Ibiporã): japonês, francês e italiano.
Colégio Olavo Bilac (Ibiporã): espanhol.

Transcrição da matéria do INFORMAÇÃO&EDUCAÇÃO 
OFÍCIO INFORMATIVO DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE LONDRINA
ANO 01 – Nº 01 – AGOSTO DE 1995.
Professor Alberto Barroso no NRE-Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário