Considerações oportunas:
Tive a oportunidade, no ano de
1993, no Colégio Estadual Vicente Rijo de Londrina, de comprovar o sucesso da técnica
de pesquisa “história oral” com o desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar Inovador “Memória História
da Família” (de minha autoria) nas turmas do Colegial no decorrer do ano
letivo. Os objetivos foram alcançados e o saldo foi altamente positivo. Não só
para os envolvidos no trabalho diretamente, como os alunos, professores,
família, mas em especial para os “IDOSOS”
que tiveram participação fundamental que possibilitou o resgate da História Familiar de cada aluno que se
dedicou a ouvir o “filão de ouro” , essa rica fonte de informação no resgate histórico
que são as pessoas sábias: os avós que nos cercam ,com quem estamos
acostumados a conviver e que passam muitas vezes, desapercebidas até mesmo no convívio familiar.
Essa parceria do aluno com os familiares, para resgatar a história familiar e escrever
o Livro da Família, tendo como principais parceiros, os avós, munidos de cidade (Londrina).seus
baús com seus ricos guardados como
documentos, e fotos; foi sem sombra de dúvida, o clímax do trabalho.
Foi o veículo de comunicação, mais importante, que possibilitou a reconstrução
dos feitos, resgate da valorização e da” auto estima” do idoso, e por último o
reconhecimento do valor histórico de sua história inserida na composição da
história de Londrina.
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Parte dos livros escritos pelos alunos. |
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Parte dos alunos que escreveram o Livro da Família. |
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